A lanolina é um produto usado há séculos para fornecer uma camada protetora nas peles carentes ou extremamente secas. É um hidratante extremamente nutritivo e restaurador para as áreas mais problemáticas e tornou-se um compósito indispensável na cosmética moderna. Embora ainda existam muitos usos comuns para a lanolina, também se tornou uma excelente escolha para o cuidado da pele, cabelos e unhas. Se você ainda não experimentou os benefícios desta substância, vamos descobrir por que a lanolina é útil para cuidar da pele, dos cabelos e das unhas.
O que é lanolina?
A lanolina é uma gordura natural extraída das glândulas sebáceas da lã de carneiros. É um ingrediente extremamente versátil e poderoso usado em vários produtos de beleza, desde cremes noturnos para hidratação profunda até rímel para maior volume das pestanas. É um agente emoliente, que significa que ajuda a bloquear a umidade à medida que penetra nos poros da pele, ajudando-a a ficar saudável e macia.
Benefícios para a pele
A lanolina é um dos componentes principais nos cremes, mantecas, bálsamos e outros remendos para a pele, pois hidrata profundamente e fornece uma barreira protetora. Ao aplicar lanolina na pele, é possível reduzir a perda de umidade, preservando a sua maciez e sem deixar resíduos gordurosos. Devido à sua estrutura leve, à capacidade de penetrar profundamente nas camadas mais profundas da pele, à acção antienvelhecimento, às qualidades anti-inflamatórias e protectoras, a lanolina é usada frequentemente nos cremes noturnos para hidratar a pele e reduzir as linhas finas e rugas.
Este ingrediente é particularmente útil em áreas muito secas do corpo, como lábios, orelhas, cotovelos, joelhos, mãos e pés. Outra aplicação comum é a preparação de bebês, pois é um dos componentes principais dos toalhetes para limpar o corpo, pois fornece umidade e suavidade ao mesmo tempo.
Benefícios para os cabelos
A lanolina é um excelente hidratante para o cabelo e ajuda a proteger as cutículas dos danos causados pelo sol, poluição e agentes externos. Ao tratar o cabelo com produtos que contêm lanolina, é possível recuperar a suavidade e o brilho perdidos, reduzir a quebra e fortalecer os cabelos. As qualidades calmantes da lanolina ajudam a amaciar as áreas mais duras ou ressecadas do couro cabeludo, como pequenas feridas ou cobrir áreas mais fracas.
O óleo de lanolina pode ser usado em hidratações caseiras em diferentes formas: na forma pura ou misturado com manteigas, óleos ou água, dependendo se o cabelo é fino, normal, grosso, ondulado ou liso. O processo é muito simples: aplique o óleo na palma da mão, aqueça-o até que esteja levemente morno, massageie seu couro cabeludo com as mãos lentamente e distribua o produto pelos fios, deixando agir por 15-20 minutos.
Benefícios para as unhas
A lanolina pede às unhas prejudicadas para tornaram-se fortes e saudáveis: funciona dentro das bordas e das camadas cuticulares. O óleo de lanolina ajuda a controlar a quebra e as descamações, criando uma camada protetora que impede a entrada dos agentes externos, pois hidrata as unhas. Juntamente com óleos nutritivos ricos em vitamina E, a lanolina fortalece as unhas, tornando-as mais resistentes a danos e descolorações.
Usar lanolina
A lanolina é uma ótima maneira de cuidar da sua pele, cabelos e unhas. Como todos os ingredientes ativos, certifique-se de que não tem alergia a lanolina antes de a usar porque, por causa de seus hidratantes profundos, pode ser comum a vermelhidão da pele após o uso.
Além disso, devido a sua qualidade aderente, é importante lavar bem a lanolina que fica nos pincéis, para evitar que se acumule e feche os poros. Também é importante evitar a exposição direta ao sol, pois a lanolina pode ser absorvida pelos raios UV, estimulando o problema de acne.
No geral, a lanolina é uma ferramenta eficaz e natural para a pele, cabelos e unhas, pois oferece proteção e hidratação profunda. Embora nem todo o tipo de pele esteja pronto para seu uso intenso, para aqueles com pele seca ou envelhecida, pode ser uma excelente opção para uma pele saudável e limpa.