O creme hidratante é um cosmético básico, que quase toda mulher tem. Por quê? Este cosmético protege sua pele contra o frio ou sol quente. Ele acalma irritações e suaviza a pele. Ele deixa as rugas menos visíveis e clareia descolorações. Para ser exata, sua pele recebe ingredientes valiosos contidos no produto.
Nem todo cosmético hidrata a pele. Para que o produto tenha propriedades hidratantes ou oleosas, ele deve conter certos ingredientes. Substâncias como as que podem ser encontradas em cremes oleosos e semi-oleosos, soros e preparações para aliviar irritações. Para que o creme hidratante assegure um cuidado complexo com a pele, ele deve ser escolhido de acordo com as necessidades e tipo de pele. Como funciona esse tipo de cosmético? Como você pode imaginar, o creme não fornece água para a ele, mas sim a preserva nas suas estruturas internas. Dessa forma, ele fortalece a barreira da pele, limita a evaporação de água e melhora a capacidade da pele de se aderir com a água nas suas camadas mais profundas. Como resultado, a pele fica mais suave, macia e elástica. Tal efeito é mérito dos ingredientes colocados nos cremes hidratantes.
Os ingredientes mais comuns utilizados em cremes hidratantes são: ácido hialurônico, colágeno, glicerina, vaselina, parafina, silicone, uréia e ceramidas. O ácido hialurônico é uma substância que aparece naturalmente no corpo humano. Junto com o colágeno e a elastina, ele cria a estrutura de derme. Com a idade, a quantidade de ácido hialurônico cai e isso resulta no aparecimento de rugas e descolorações. O formato oval do rosto muda, a pele fica flácida e as fibras de colágeno se distorcem. O uso de cremes com ácido hidratante melhora a firmeza da pele, fornece proteção contra fatores externos e restaura o nível apropriado de hidratação. O colágeno, de forma parecida com o ácido hialurônico, está presente no organismo humano. Ele é responsável pela firmeza, elasticidade e suavidade da epiderme. O cosmétido com esse ingrediente cria uma barreira protetora na superfície da pele, que faz com que seja impossível que a água evapore.
A glicerina é mais uma substância normalmente presente nos cremes hidratantes. Ela preenche o espaço intracelular e alcança as camadas de pele mais profundas. Em produtos condicionadores, ela é usada como ingrediente emoliente e hidratante. Sua concentração em cosméticos não pode ser maior que 25%, do contrário ela causaria ressecamento. A glicerina, assim como a vaselina e parafina, pode causar irritação, acne ou cravos. Outro emoliente adicionado aos cremes hidratantes é a vaselina. Ela tem propriedades suavizantes e amaciantes. Ela protege a pele contra o ressecamento e preserva a água nas camadas mais profundas da pele. Nos produtos condicionantes, a parafina também pode ser encontrada. Ela é obtida do petróleo bruto. Ela protege e hidrata a pele criando um filme protetor na sua superfície.
Também está presente na composição dos cremes hidratantes os silicones. Eles criam uma camada pegajosa e eliminam da pele o excesso de oleosidade. Os silicones também são ingredientes utilizados no cuidado com o cabelo e nas loções para clarear descolorações. A uréia fornece óleo. Sua eficácia depende da sua concentração no cosmético. As ceramidas, por outro lado, são ingredientes da estrutura das células. Com a idade, sua quantidade diminui, a pele perde sua firmeza e aparência jovem. É por isso que o uso de cremes hidratantes é tão importante.