Tantos anos e ainda arrasando – como a henna entrou para os cosméticos.

A África e norte da Ásia são as terras natais da Lawsonia inermis. Essas são as regiões onde a planta também chamada de Lawsonia alba cresce. Graças a ela, podemos obter um produto chamado de lawson (naftoquinona) – que é um pigmento natural normalmente utilizado nos cosméticos. Este produto é bem conhecido de quase toda mulher ao redor do mundo, já que ele é utilizado na forma de henna para tingir sobrancelhas, cílios e cabelo.

A Lawson naftoquinona é uma substância completamente segura. Qualquer reação alérgica na pele é extremamente rara, que ocorre em uma porcentagem mínima de pessoas. Durante os tratamentos com o uso da henna, o pigmento laranja avermelhado penetra no cabelo e se conecta com a creatina. Por consequência, ele dá uma nova cor ao seu cabelo e melhora sua aparência, deixando seu cabelo levemente mais grosso, mais macio e brilhante..

As primeiras informações sobre a henna datam de 8000 anos atrás. Nossa henna é, portanto, uma senhora poderosa, nobre e digna. Os corpos dos faraós egípcios eram decorados com henna após sua morte. Este ritual se tornou meio que um amuleto para proteger suas almas contra poderes malignos.

Os guerreiros da tribo Masai enfatizam seu status de tribo desenhando em seus rostos, enquanto que na Índia o “mehendi”, que é a arte da pintura corporal, é um dos rituais mais populares. Designs complexos e elaborados são pintados no corpo da noiva. Espera-se que isso traga prosperidade a ela e ao marido. No meio de todos os desenhos, o nome do noivo é escondido. Ele deve encontrá-lo para não ser dominado pela esposa. Além disso, se esse procedimento não for feito, o casamento não pode ser consumado. As mulheres grávidas marroquinas decoram seus tornozelos com desenhos especiais para dar à sua criança bem-estar e proteção, assim como beleza e riqueza para o futuro. Portanto, imediatamente após o nascimento, o bebê também é “marcado” com henna aplicada no umbigo.

A henna disponível nas drogarias vem, infelizmente, em vários tipos. O que você deve procurar épela natural, que normalmente aparece na forma de um pó verde ou marrom. Outros, aparentemente bem inocentes, de cor preta são, infelizmente, altamente enriquecidos com produtos químicos prejudiciais, por exemplo, o tão chamado PPD ou p-fenilenediamina. Sua tarefa é fortalecer a cor, enquanto provoca fortes reações alérgicas e até contribui para a formação de cicatrizes feias que ficam na pele para sempre. Além disso, o PPD também tem ação carcinogênica e é realmente uma forte toxina. Então, é melhor evitr essa substância em todos os seus cosméticos. A tintura natural contida na henna se chama índigo. É uma tintura natural extraída das folhas de uma planta chamada Indigofera tinctoria.

É sempre uma boa ideia fazer um teste antes da aplicação de henna no cabelo, sobrancelhas ou cílios para verificar se é seguro para o seu corpo. O produto natural, quando misturado com água, deve ficar verde e seu aroma deve lembrar o de grama recém-cortada. A cor azul da mistura significa que índigo foi adicionado ao produto. Porém, se a pasta de henna misturada tiver uma cor preta, jogue fora imediatamente. Na verdade, isso significa que ela contém o ingrediente anteriormente descrito PPD.