Ponto de Orvalho: O Cabelo Realmente Não Gosta da Umidade?

O ponto de orvalho é uma medida meteorológica que nos permite saber o quanto de umidade o ambiente está carregando. O ponto de orvalho é a temperatura a qual o ar precisa estar para que a água do vapor se condense. Uma vez que o ar está carregado com muita umidade, ele precisa de temperaturas mais baixas para condensar.

Cabelos úmidos, carregados de vapor ou suados podem resultar em caspa, quebra e cutículas abertas. Se você já notou que seu cabelo reage mal a dias mais úmidos, é porque o vapor tem grandes chances de se infiltrar pelas cutículas expostas do cabelo, o que pode causar um cabelo pesado, quebra e caspa.

Por isso, os dias umidos são tempos difíceis para os cabelos. Especialmente para aqueles de nós que têm cabelo cacheado, que de qualquer jeito gostam de mais calor e menos umidade do que os fios lisos e crespos.

Mas, como mencionamos acima, isso não significa que os cabelos não gostam da umidade. O fato da questão é que grandes quantidades de umidade no ar podem ter efeitos não tão positivos para os cabelos. Se alguém entende os fatores que contribuem para a reação do cabelo à umidade, é possível minimizar os danos. É aí que entra o Ponto de Orvalho.

O que é o Ponto de Orvalho?

O ponto de orvalho é a temperatura a partir da qual a umidade se torna saturada. É a temperatura a que a água do vapor do ar se transforma em chuva, neve ou poeira. Na maioria das vezes, os dias quentes e abafados têm um ponto de orvalho mais alto, pois tem mais vapor de água no ar.

Quanto maior o ponto de orvalho, menos água do vapor do ar consegue ser absorvida pelo cabelo. O excesso de vapor no ar torna o ar úmido demais. Isso significa que o seu cabelo fica muito úmido, deixando-o pesado, propenso a caspa ou quebra.

Para que você entenda melhor, é importante lembrar que o vapor de água no ar é diferente da água da chuva. A água da chuva, por exemplo, é muito mais pesada do que o vapor. Quando o vapor se condensa em água, ele adiciona muito peso ao seu cabelo, o que pode levar a quebra, caspa ou até mesmo descamação do couro cabeludo.

No entanto, todos os dias úmidos não são necessariamente ruins para o cabelo. Existem algumas medidas que você pode tomar para ajudar a proteger o seu cabelo dos efeitos nocivos da umidade, independentemente do Ponto de Orvalho.

Maneiras de reduzir os efeitos da umidade nos cabelos

Aqui estão algumas dicas úteis para lidar com os dias úmidos e com os efeitos que a umidade tem nos cabelos:

  • Se for sair durante o dia, use um boné ou lenço para cobrir a cabeça e assim proteger o cabelo dos efeitos da umidade.
  • Certifique-se de que o seu cabelo está bem limpo antes de sair à rua, lavá-lo regularmente para remover toda a sujeira e oleosidade acumuladas, que podem acabar provocando um grande incômodo.
  • Se o cabelo ainda está úmido, use um secador de cabelo em temperatura baixa para remover a umidade, pois o ar quente irá fechar as cutículas do cabelo.
  • Não use produtos quiçá para os cabelos nos dias úmidos, pois eles tendem a exacerbar o problema.
  • Se sente que o cabelo está mais pesado, você pode utilizar óleos e sprays com óleos, ácidos graxos, proteínas e vitaminas que contribuem para o brilho e a maleabilidade.
  • Evite utilizar acessórios como prendedores ou faixas metálicas, pois eles podem danificar o cabelo.
  • Aplique protetor térmico antes de aquecer o seu cabelo.
  • Aplique um “tônico para o cabelo” antes de sair. Um tônico é usado para fechar as cutículas, e é perfeito para dias úmidos.
  • Finalmente, seja cauteloso e certifique-se de que o seu cabelo está sempre devidamente protegido da umidade.

Conclusão

Como você pode ver, o Ponto de Orvalho é um fator importante a ser considerado quando se trata de cuidados com os cabelos. Quanto mais úmido o ar, maior é o Ponto de Orvalho, o que significa que há menos vapor de água sendo absorvido pelo cabelo. Porém, ainda é possível lidar com isso, seguindo algumas dicas simples para manter o cabelo saudável e protegê-lo dos efeitos nocivos da umidade.